Contabilidade para terceiro setor – Qual o real papel do contador?

Contabilidade Para Terceiro Setor Qual O Real Papel Do Contador 1 - Nacif Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você já pensou como empresas sem fins lucrativos cuidam da gestão financeira? A contabilidade para terceiro setor é crucial para o desenvolvimento dos serviços de utilidade pública. Neste texto, você aprenderá o que é a contabilidade para o terceiro setor, qual a sua importância para a saúde financeira de empresas sem fins lucrativos e como o contador possui papel central nessa área.
O que é a contabilidade para o terceiro setor
A contabilidade para terceiro setor é aquela que acomete empresas que prestam serviços sem visar o lucro, como ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).
O dinheiro utilizado para manter esse projetos em pé advém de iniciativas privadas e doações feitas por empresas públicas e privadas. Em alguns casos, também podem receber dinheiro por meio de repasses públicos.
A instituição do terceiro setor também poderá criar e vender produtos/serviços, no qual o dinheiro captado será utilizado para manter os seus serviços de qualidade. Por conta do seu condicionamento, o terceiro setor possui uma série de benefícios, como o pagamento de menos impostos. Por outro lado, o primeiro setor corresponde ao governo, enquanto o segundo setor refere-se às empresas da iniciativa privada, com a comercialização de bens e serviços para a população visando o lucro.
Qual a importância da contabilidade para terceiro setor?
Empresas que fazem parte do terceiro setor, mesmo que tenham obrigações menores, são fiscalizadas constantemente pelo governo, já que empreendedores mal intencionados podem criar ONGs para lavagem de dinheiro ou maquiar informações de recebimentos e gestão das doações. Por isso, é muito importante que a instituição tenha uma equipe de contabilidade eficiente, para se certificar de que toda as obrigações fiscais estão sendo cumpridas. Além disso, é por meio da contabilidade que sairão as instruções para uma melhor gestão do dinheiro arrecadado, já que além de bancar as atividades propostas pela instituição, a própria empresa precisa se manter. É importante se atentar que empresas originárias do exterior, mas que atuam no Brasil, também precisam cumprir as leis locais.
Afinal, qual o papel do contador neste contexto?
O contador na área de contabilidade para terceiro setor ficará responsável por manter a instituição na legalidade e cumprindo todas as suas obrigações fiscais. Além disso, ele deverá fazer um planejamento financeiro dos valores arrecadados, de forma a possibilitar que os serviços prestados pela ONG continuem e sua estrutura seja mantida. Um contador também agregará credibilidade para futuros doadores, pois mostrará que o dinheiro oferecido será bem investido e trará um real retorno para a sociedade. Uma outra atividade realizada por este profissional é a criação de balancetes, que são documentos para verificar movimentações em intervalos de tempo específicos. E então, conseguiu compreender o que é a contabilidade para terceiro setor, quais empresas fazem parte desse grupo e qual o papel do contador para este tipo de negócio? É de demasiada importância saber que a gestão financeira para empresas do terceiro setor é diferente dos demais setores. Precisa de uma contabilidade eficiente e que, realmente, lhe traga resultados? Então entre em contato conosco! Fonte: Gestão Terceiro Setor

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Planejamento Tributario Porque A Maioria Das Empresas Paga Impostos Excessivos - Abrir Empresa Simples

Entenda como o planejamento tributário ajuda a enxugar os custos em sua empresa

Pode parecer absurdo, mas é realidade no Brasil. Mesmo sob umas das mais altas cargas tributárias do mundo, cerca de 95% das empresas brasileiras pagam impostos a mais que o devido, segundo estudo do IBGE em parceria com a Associação Comercial de São Paulo. E isso acontece mesmo em um cenário de crise econômica, como o atual, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Escrituracao Contabil Pelo Simples Nacional Entenda Sobre - Abrir Empresa Simples

Escrituração contábil pelo Simples Nacional – Entenda sobre!

Mesmo com a falta de um consenso entre os contadores e empresários, a legislação brasileira estabelece que as empresas regidas pelo Simples Nacional também estão sujeitas à transmissão da escrituração contábil, uma vez que, tal atividade se trata de uma obrigatoriedade imposta a todos os regimes tributários, de acordo com a ITG 2000 do Conselho Federal de Contabilidade, aprovada pela Resolução 1.330/11.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
Open chat